Notícia


             Na última quinta-feira os alunos participantes dos programas Câmara Jovem e Parlamento Jovem estiveram na Cidade Administrativa e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A visita faz parte do conteúdo programático dos estudantes e tem o objetivo de apresentar aos jovens a estrutura dos Poderes Legislativo e Executivo Estadual.

Na sede do Poder Legislativo Estadual os alunos conheceram toda parte histórica que envolve o prédio da ALMG e sua estrutura. Visitaram os espaços destinados ao debate e a participação popular e puderam vivenciar a dinâmica das Comissões Parlamentares passando pela experiência de simular uma reunião.

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é a sede oficial do governo do Estado de Minas Gerais. Seu projeto foi elaborado por Oscar Niemeyer, tendo as obras sido concluídas em 2010.

São dois prédios de 14 andares cada um, onde funcionam as secretarias de estado; e as unidades de apoio ao governo. Além de conhecer todo projeto arquitetônico do complexo os alunos visitaram um dos edifícios e viram de perto o funcionamento de uma secretaria de governo.

A Presidente do Conselho Curador da Escola do Legislativo acompanhou os alunos na viagem e destaca que “As visitas guiadas nestas duas unidades de Poder do nosso Estado têm o objetivo de mostrar ao adolescente a dimensão e toda estrutura administrativa do Legislativo e do Executivo”.