Legislativo na luta em defesa dos animais.

O Secretário da Câmara, vereador Marcelão, representou o Poder Legislativo em reunião com a Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna em Belo Horizonte na última quarta-feira. No encontro com a Dra. Luciana de Paula, Coordenadora da Promotoria, o parlamentar buscou informações para a implantação do castra móvel em Bom Despacho.

De acordo com a CEDEF, o município já está com o convênio assinado e pode iniciar as tratativas para criação do Prodevida – Programa Regional em Defesa da Vida Animal, que tem por finalidade fomentar o cumprimento da Lei Federal 13.426/2017 e da Lei Estadual 21.970/2016 por parte de municípios, mediante a implementação de políticas públicas voltadas para o controle populacional de cães e gatos em área urbana.

O Prodevida, busca prioritariamente municípios organizados localmente, por meio de associações ou consórcios, e oferta apoio para a organização normativa local e a estruturação dos serviços públicos encarregados da execução das ações de controle populacional de cães e gatos.

“Já estamos bem adiantados no processo para termos o castra móvel.  Nosso objetivo é seguir todos os trâmites para o mais breve possível começarmos os atendimentos” explica o vereador Marcelão.

De acordo com a Promotoria “os municípios são beneficiados com Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), conhecidas por castra móvel, para uso gratuito e compartilhado, sendo esse instrumento importante nas ações de controle reprodutivo dos animais, por meio da esterilização cirúrgica”. A região de Bom Despacho está incluída na fase 10 do Programa juntamente com as cidades de Moema, Araújos e Perdigão.